sexta-feira, 9 de abril de 2010

Sobre o plágio...

Hoje pela manhã aconteceu uma coisa muito chata comigo durante minha aula de Literatura. Minha professora pediu para que quando eu recebesse minha redação, fosse até a mesa dela. Achei estranho e comecei a pensar mil coisas.
Fiquei surpresa e ao mesmo tempo frustrada quando recebi minha redação e em cima do meu texto estava escrito: zero. Fui então conversar com a professora e ela me explicou que havia me dado zero porque o meu texto e o de um ser humano da minha turma eram idênticos. Fiquei mais surpresa ainda. Como assim?
Lembrei então que eu havia publicado o meu texto aqui no blog, antes de recebê-lo de volta da professora, o que foi uma tolice que eu pretendo nunca mais cometer. Fui inocente ao publicar algo que eu nunca imaginei que poderia ser plagiado e principalmente por alguém tão perto de mim. Acredito que a pessoa não teve a intenção de me prejudicar, simplesmente não conseguiu fazer o trabalho, jogou na rede e achou tudo prontinho. Mas isso não diminui o erro da mesma.
Já tinha visto isso acontecer antes, nos blogs de algumas pessoas, mas nunca imaginei que fosse acontecer comigo. Fiquei chateada e irritada, não pelo fato da pessoa ter gostado do meu texto, mas sim porque ela assumiu palavras que são minhas. E isso é mentira. É mentir para si mesmo e para os outros. É anular a sua criatividade e tirar vantagem em cima do outro.
É normal você se identificar, às vezes, com o que outra pessoa escreve e querer publicar, passar adiante, mas isso só é certo quando você coloca os créditos devidamente.
Peço, que se você gostou de alguma coisa escrita aqui e quiser passar adiante, não esqueça de colocar os créditos no final, ok?!

Até a próxima!

PS: A imagem abaixo eu tirei do blog da Cintia.

5 comentários:

Anônimo disse...

Puxa Paulinha que coisa mais chata.
Mas, você conseguiu explicar para a professora e ter a sua nota correta?
Beijos

Cíntia Mara disse...

Quando você avisou que ia pegar a imagem eu fiquei pensando se tinha acontecido alguma coisa... Fiquei boba quando li :( Acho que, depois do caso do Nossos Romances, esse foi o maior absurdo que já vi.

Bom que agora você viu que não dá pra ser tão inocente e publicar seus textos escolares assim, né? É uma pena, mas é a verdade.

Conhece o MyFreeCopyright? É um site onde você se cadastra e todos os seus posts vão pra lá à medida que são publicados. Se algum dia você precisar provar pra alguém que o texto é seu, tem lá o texto completo e a data. ;)

Beijos

Unknown disse...

Amiga , amei .. é isso ae msmo
diga NÃO AO PLÁGIO .

Rafaela Amaral disse...

Ah, tremenda sacanagem do menino!

Mas isso serve de alerta a todos quando forem postar algo na internet, pois como dizem: "Na internet na se perde, nada se cria, tudo se copia e cola".

É um absurdo, mas infelizmente acontece.

Beijão!

Unknown disse...

Amiga,saiba que fiquei triste junto contigo,e graças à Deus vc recuperou sua nota.Mil beijos!!!!Ass:Marianna.
Ps:Esqueci que estava no orkut do meu esposo.Bjs!!!!